PATRICIA MARRA’S Blog

Puro Marketing

ALGUÉM DUVIDA QUE OS ORGÂNICOS CHEGARAM PARA FICAR?

As vendas mundiais de produtos orgânicos em 2008 foram estimadas em US$ 50,9 bilhões. Os valores de vendas mundiais alcançadas em 2008 mostram um significativo crescimento da demanda, dobrando o valor de US$ 25 bilhões estimados em 2003.

Enquanto Ásia, América Latina e Austrália são importantes e potenciais produtores e exportadores dos produtos orgânicos, a América do Norte e a Europa consumem 97% do total de orgânicos produzidos no mundo.

A Agricultura orgânica já é realizada por 154 países – total de 1,4 milhões de produtores ocupando 35 milhões de hectares de cultivo orgânico certificado, com uma média mundial de 25 hectares por produtor. O Brasil é a 4ª maior área orgânica do mundo, com 1,8 milhões de hectares, considerando-se apenas as áreas certificadas. Contando-se com as áreas ainda não certificadas, o Brasil já ocupa o 2º lugar, com 4,9 milhões de hectares, atrás somente da Austrália, de acordo com o Censo Agropecuário 2006.

O Brasil, que tem previsão de ter o maior crescimento agrícola do mundo, até 2019 (expansão de 40%, de acordo com o Relatório Agricultura Outlook 2010, FAO e OCDE) e totalizou em 2010, US$ 70 bilhões em exportações do chamado Agronegócio, já registrou um montante de US$ 250 milhões nas exportações de agrícolas orgânicos – um crescimento estimado de 20% ao ano, nos últimos 5 anos.

Quanto ao número de estabelecimentos, do total de 5.175.636 estabelecimentos brasileiros computados pelo Censo Agropecuário 2006, 90.498 estabelecimentos são de produtos orgânicos no Brasil, ou seja, 1,7% dos estabelecimentos. E apenas 5.106 são certificados (5,6%). Os principais estados brasileiros em número de estabelecimentos orgânicos são:
Bahia, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Paraná, Pernambuco, Ceará, Piauí, São Paulo e   Paraíba.

Os mais representativos com 48% destes estabelecimentos são, por ordem, Paraná, Rio Grande do Sul,
Minas Gerais, Bahia, São Paulo e Santa Catarina.

Pela análise dos estabelecimentos orgânicos, pode-se concluir que o cultivo é a principal atividade,  à frente das criações (destaque para os bovinos). E no cultivo,  a horticultura, encontrada em 9% dos estabelecimentos.

Considerando somente as áreas certificadas, o destaque é para a criação de bovinos e galináceos, apicultura, horticultura, cultivo de feijão, soja, milho, arroz, mandioca, café, leite e frutas como o cacau, laranja, caju e mamão.

É por isso que os consumidores brasileiros, que conviviam inicialmente com pequenos empórios de produtos orgânicos, gradativamente assistem ao surgimento de grandes redes, como a Mundo Verde, com mais de cem lojas e em processo de expansão internacional –  e já encontram inclusive nas tradicionais redes de varejo, cada vez mais, um espaço maior ocupado pelos produtos orgânicos.

Novas marcas estão surgindo no cenário brasileiro, exclusivamente orgânicas, no território dos alimentos, vestuário, cosméticos, como exemplo a Native, Cia. Orgânica, Nutribotanica, Fruto da Terra, ABPO, Korin,  Vyvedas; as marcas globais de orgânicos estão chegando ao Brasil, com a Natures, marca de roupas orgânicas para bebês, que inaugurou ano passado, em São Paulo, sua 1ª loja fora da Inglaterra; e os fabricantes tradicionais estão desenvolvendo linhas orgânicas, como exemplos recentes, as grandes redes supermercadistas com suas marcas próprias, e os tradicionais fabricantes de cosméticos naturais como
Surya, Arte dos Aromas, L’Occitane, Florestas, entre outros.

Fique atento, o desenvolvimento do setor de orgânicos no Brasil abre uma série de oportunidades, seja no cultivo, fabricação, comercialização e até mesmo comunicação dos orgânicos, que terão que ser apresentados ao consumidor brasileiro.

Interior do Quintal dos Orgânicos, Empório-Símbolo dos Orgânicos na cidade de São Paulo. Oferece  hortifruti, cosméticos, roupas, bebidas, etc. Tudo em armários de madeira, um charme.

Tem restaurante e mesa ao ar livre. E faz vendas também pela loja virtual. Fica na Fradique Coutinho, em Pinheiros.

Referências bibliográficas: Perfil do mercado orgânico brasileiro como
processo de inclusão social, IPD – Instituto de Promoção do Desenvolvimento;
Dados Organics Brasil, The World of Organic Agriculture,
realizado em 2010 pelo Research Institute of Organic Agriculture (FiBL) e pelo
Internatinal Federation of Organic Agriculture Movements (IFOAM), Monitorias realizadas pela Consultoria
América Marketing na cidade de São Paulo, 2010.

2 comentários em “ALGUÉM DUVIDA QUE OS ORGÂNICOS CHEGARAM PARA FICAR?

  1. Andressa Kalil
    24 de junho de 2012

    Olá Patrícia, queria deixar uma dica para o pessoal do Rio de Janeiro que não tem muito tempo para ir nas feiras orgânicas de bairro e pechinchar no preço. É o site da Saúde Delivery, http://www.saudedelivery.com.br/ , eles têm uma ótima reputação de qualidade de serviço e o preço deles é bem justo.

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