PATRICIA MARRA’S Blog

Puro Marketing

NOVO SEGMENTO, OS GYPSETTERS – E A TENDÊNCIA DO BACK TO BASICS

Gypsetter é um termo inventado pela junção da palavra gypsy  (cigano) com jet setter (nome dados aos milionários que circulam pelo mundo). Foi inventado em 2009, pela estilista e jornalista americana, Julia Chaplin. O estilo de vida já existe desde a década de 80, surgiu em Ibiza, e deriva de eventos que já aconteciam na Tailândia e em Goa, na Índia.

Na definição simplista brasileira, são os ricos descolados que buscam muito conforto e privacidade em contato com a natureza; e já desprezam destinos como Saint Tropez e Trancoso, considerados invadidos por banqueiros e grandes empresários.

São estrangeiros residentes no Brasil e brasileiros; fotógrafos, artistas plásticos, ativistas, zoólogos, adeptos dos orgânicos, da permacultura (reflorestamento e agricultura sustentáveis),  do desenho humano ( método de autoconhecimento que mescla astrofísica, o livro chinês I Ching, filosofia iogue e astrologia), de espaços de cultura ambientais, de chás e drogas sintéticas que proporcionem um “barato” chique. Mas são, principalmente, pessoas com dinheiro – ou porque são bem-sucedidas no que fazem, ou porque são membros da aristocracia; ou porque são herdeiros; – e com um ideal – melhorar a vida no planeta.

Entre os gypsetters encontramos Sahar, descendente de um clã que governou o Irá por 200 anos; Cristoforo Gaenati, membro da aristrocracia italiana; o filho da embaixador da grife Valentino no Brasil, a própria jornalista americana autora do termo gypsetter, uma famosa zoóloga especialista em onça-pintada; o milionário Alan Faena, proprietário do luxuoso Faena Hotel + Universe, que recuperou o bairro Puerto Madero, de Buenos Aires; o ecologista e herdeiro de uma dos mais tradicionais grupos financeiros do mundo, David Rothschild, que navegou pelo Oceano Pacífico em um catamarã construído com 12.000 garrafas PET – e agora está realizando um documentário sobre o impacto da construção da unida de Belo Monte.

Os gypsetters são os patrocinadores da tendência “Back to Basics”, ou seja, o resgate à espiritualidade, ao bem estar que encontramos em contato com a natureza, com a nossa tribo, com as coisas, lugares, pessoas  naturalmente e elegantemente, simples. A tendência que está influenciando uma moda mais despojada, com tecidos orgânicos, leves, sandálias rasteiras; uma culinária que valoriza o vegetarianismo e os orgânicos; uma decoração que privilegia menos objetos, mais espaços, design com formas orgânicas, materiais têxteis.

Patricia Marra

Fonte: Revista Alfa, fev/2012;

O conceito de gypset alia a sofisticação e a velocidade do Jet set com a liberdade selvagem do espírito cigano”.  Julia Chaplin

“Com  a crise econômica mundial, as pessoas tendem a consumir menos e ficar mais em casa, voltando-se para a natureza. Isso se reflete na arquitetura autal, que procura se integrar mais ao meio externo; nos objetos de design com formas mais orgânicas e de materiais têxteis; na arte feita a partir da reciclagem de resíduos”. 

Lidewij Edelkoort, guru holandesa especialista em tendências.

 

“Hoje vivemos o que chamamos de back to basics, ou seja, um retorno às coisas simples da vida, valorizando o que alia o aconchego à criatividade e repensando o consumo desenfreado”.

Ana Moura,  Future Brand.

Polheena Estate-The original house on Polheena Estate was built in the early 19thcentury and is known locally as a Walauwe or manor house. The architecture has been influenced by Portuguese, Dutch and the British. Who in turn have colonised and left their historical associations in Sri Lanka, especially in the Galle area.

The interiors have been designed with a balance between aesthetics and comfort. Drawing on a collection of artefacts sourced from the flea markets of Paris, London and Shanghai to the antique traders of Colombo. Made to measure furniture, from the artisans of the local town have been designed and displayed in an eclectic juxtaposition of heritage and modern, seamlessly mixing elements of style from the East and West.

located 1 mile inland from the Indian Ocean and Galle’s famous beaches, now lined with boutique hotels and villas discreetly entertaining the latest travelistas and gypsetters, seeking the latest surf spot. To other well travelled creatives, who draw-up their own maps.

Fonte: http://www.galleliving.com/index.cfm?sid=53833&pid=824483

Isabel Marant é uma das estilistas mais cool do momento. Sua grife homônima é hit entre it-garotas que entendem do assunto, além de representar um estilo de vida jovem, urbano e chique de Paris. Pois o que muitos não sabem é que um dos maiores tesouros de Marant é a sua casinha de campo nos arredores de Paris. Mais precisamente, às margens do rio Loing em Fontainebleau, a 56 km da Cidade Luz, a casa é toda rústica, sem nenhum dos confortos modernos como eletricidade, calor e encanamentos. Tudo muito hippie, entende?

O pequeno paraíso florestal pertence à estilista e seu marido, o designer de acessórios Jérôme Dreyfuss, e, sempre que podem, fazem uma visita com seu filho e amigos. Lá, moda é assunto proibido. No lugar disso, muitos cobertores, casa na árvore para as crianças e canoas para passear pelo rio. Toda essa magia rústica você pode espiar em nossa galeria, seguindo a seta. Gypsetters!

Fonte: http://siterg.ig.com.br/?moda_tags=paris

Gypset Style at the New Jane Hotel

    Gypset party invitation

One of the best things about living in NYC is that there are new restaurants, lounges and hotels opening every week as well as  a plethora of launch parties celebrating everything from new shows, to new brands, to new products and new books.   I love art and design and great food so I always make it a point to leave my desk and the world of “pingg events” and actually head out to real live events that I can enjoy with friends.

Last night combined the launch of a new book with a brand new hotel.  The second stop on our agenda last night was the Assouline book party for the launch of Gypset (gypsy + jet set) at the brand new, yet to be opened, Jane Hotel on the far west side of the city.  Walking into the ballroom was like stepping back in time.  It was so cozy with huge oriental rugs, overstuffed couches, a fireplace, beautifully tiled walls, 40 ft ceilings, a huge wooden staircase in the center and the piece de resistance and very old, battered 5ft disco ball suspended from the center of the room.  It felt like a cross between a sitting room in an old castle, Grey Gardens and what Miss Havisham’s manor would have looked like in Great Expectations.

We sipped cocktails all night – – my favorite was the Gypsetter (w/ Stoli Citron, fresh lime juice and ginger beer),  but others enjoyed The Montauk, Sunshine, Endless Summer Mojito (w/ Hendricks gin) and the Miracle Margarita (Milagro Tequila).   While at the bar it was hard  not to notice the 2 stuffed monkeys on either side in glass cases.  It felt very Natural History Museum meets Darwin.   A bit random but fun none-the-less.  To top it off a mariachi band played for about an hour which was just enough for me – – I think it was easier to enjoy a mariachi band while not eating.  When we left around 1:30, en route to what some would say is some of the best pizza in NYC, Two Boots, the party was going strong.  I of course had a long day ahead of me at pingg so I had to return home.  We’ve been here all day testing all the fun new features that we’ve added to the site.

Fonte: http://www.pingg.com/content/2009/05/gypset-style-at-the-new-jane-hotel/

O OBJETO DE DESEJO DO LUXO

Tempo

Homem

Mulher

Dec 70

Carros e sapatos de luxo

Jóias, viagens a resorts

Dec 80

Barcos e relógios

Roupas de estilistas famosos e   viagens para conhecer novas culturas

Dec 90

Casas mais luxuosas e hotéis mais   sofisticados

Cirurgias plásticas

2000

Helicópteros e jatinhos para ganhar   tempo e mobilidade.

Barcos para ganhar privacidade.

Bem-estar em spas sofisticados

2009

gypsetters

Lugares e objetos que proporcionem privacidade e espiritualidade.Música trance, decoração psicodélica, pratos de sofisticada comida   orgânica, vegetariana ou raw (crua).Chás ou drogas sintéticas que levem ao estado chamado “nova   consciência”.Decoração que privilegia menos objetos, mais espaços,   design com formas orgânicas, materiais têxteis.Moda despojada e confortável.

 

Informação

Publicado em 27 de fevereiro de 2012 por .